quarta-feira, 24 de agosto de 2011

PUBLICADO FEDORA 16 ALFA

Foi lançado o primeiro alpha do Fedora 16 "Verne". Como de costume o Fedora acaba servindo como plataforma para incubar projetos e novas tecnologias open source, que depois de um tempo são refletidas em outras distros.

Essa prévia do Fedora 16 vem com o GRUB2, que traz várias melhorias perante as versões anteriores, incluindo capacidade de reconhecer automaticamente outros sistemas operacionais, suporte a partições LVM2 e LUKS e mais personalizações.

Há suporte ao systemd. Para interação com o sistema há KDE 4.7 e GNOME 3.1. O SELinux tem vários aprimoramentos, incluindo de desempenho, agora que pode consumir bem menos memória em algumas situações por aproveitar as políticas de segurança padrões (edição: muitas vezes é traduzido como policiamento por causa de 'policy', mas fica estranho no português). Um teste de desempenho mostrou grandes avanços: ele foi 4 vezes mais rápido ao instalar um pacote e o uso máximo de memória foi de 38 para 6 MB.

O Fedora 16 também traz aprimoramentos nas contas do sistema com o padrão no login.defs, Chrony como cliente NTP padrão, remoção do HAL, atualizações para virtualização e cloud, entre outras coisas.
Para mais detalhes veja o anúncio e as notas de versão. As imagens ISO estão aqui. Fica o clássico aviso: é uma versão alpha, para testes, desenvolvedores e entusiastas, não sendo recomendada para uso geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário